quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Higiene Ocupacional - Entendendo de uma Vez por todas o Anexo 11 da NR 15 (Parte 1)





A NR 15 estabelece em seu escopo que alguns agentes ambientais têm sua insalubridade caracterizada devido o Limite de Tolerância ser ultrapassado, dentre estas situações podemos encontrar o ANEXO 11 desta NR que estabelece limites de tolerância para 136 agentes químicos. Constantemente tenho vistos muitos alunos e alguns colegas com alguma dificuldade para entender este anexo, então esse post tem o objetivo de facilitar o entendimento e sanar dúvidas que rondam sobre esse tema.

1ª QUESTÃO - Este Anexo só estabelece Limites de Tolerância validos somente para a absorção por via respiratória, mesmo que um agente químico possa causar irritação em contato com a pele, como o tolueno, os limites constantes no quadro só podem ser considerados para absorção por vias respiratórias.

Porém a Norma não deixa passar em branco essa questão, logo para esses agentes químicos que podem provocar algum “desconforto” quando em contato com a pele a Norma os Sinalizam no quadro como agentes que possuem Absorção também pela pele e fica estabelecido que na manipulação destes agentes além do EPI para proteção respiratórias, é necessário a proteção de outras partes do corpo, como o uso de luva para as mãos.

2ª QUESTÃO - Este anexo descreve duas formas onde os limites de tolerância podem ser ultrapassados, ou seja, duas formas de se caracterizar insalubridade para alguns agentes químicos. Parte 2

3ª QUESTÃO – Este anexo deixa alguns agentes sem limites de tolerância e nos lugares onde eram para vir esses valores o que aparece é a frase “asfixiantes simples” (ACETILENO, ARGÔNIO, ETANO e outros), também veremos (Parte 2) como agir mediante a realização de alguma atividade utilizando este tipo de agente.

4ª QUESTÃO – Este anexo ainda determina no mínimo quantas avaliações devem ser feitas, qual o intervalo entre elas e ainda o método de amostragem.
5ª QUESTÃO – Situações de risco grave e iminente. Neste anexo são caracterizadas duas ocasiões onde o trabalhador pode estar exposto a estas situações.

Acesso Link da PARTE 2 para ver a continuação deste post

Um comentário:

  1. Tudo o que precisamos para nós tornamos ótimos higienistas, valeu Alex; sucesso.

    ResponderExcluir